Avaliação de Desempenho por Competências

Com o Software de avaliação de desempenho da Menvie Software sua empresa aplicará a avaliação de desempenho de forma ágil e obterá resultados práticos através de relatórios personalizáveis, como o ranking de competências, colaboradores e cargos. Possibilitamos também a avaliação metas, estruturação e acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) de cada funcionário!

Uma competência é um conjunto de habilidades, atitudes e conhecimentos, além de posturas comportamentais que envolvem o ser competente, não sendo apenas o CHA em si, mas indo além dele, de certa forma, mas não iremos nos aprofundar mais neste assunto para sermos mais objetivos no momento.

Dentro de uma avaliação, entender as competências do cargo ajuda como forma de mensurar se o colaborador atinge a intenção para qual está inserido e como tem sido o relacionamento entre colaborador, visão da empresa, contexto da função e cargo.

Desta forma, ao desenvolvermos uma avaliação de desempenho, é de suma importância que tenhamos o conceito de competências em mente, ainda que a avaliação não seja avaliação de competências, pois, como falaremos adiante, sem conhecer as competências e sem haver uma descrição do cargo e os conhecimentos, habilidades e ações que o envolve, fica impossível saber o que se deseja avaliar no mesmo, deixando o processo todo contaminado.

Sendo assim, é preciso entender a avaliação como um processo, e não como um evento em si, pois necessita de planejamento e atitudes a serem tomadas, e desta forma, incluímos alguns passos importantes para dar início à sua avaliação (seja ela 180º, 360º ou outro formato), sabendo que podem ser incluídos mais passos conforme suas necessidades. Muitas avaliações ainda possuem seu questionário dividido e baseado em competências.

Veja alguns benefícios:

  • Capacidade analítica.
  • Conhecimentos na área de TI.
  • Conhecimentos para operação de máquinas.
  • Conhecimento da legislação vigente da área.

O que são competências comportamentais

Competências comportamentais são entendidas como a aplicação do indivíduo frente ao seu contexto funcional. Está ligada também à sua própria personalidade e histórico (social e profissional), que fazem reagir em seu contexto com este ou aquele comportamento, podendo ser aprimorado sempre através do autoconhecimento.

O comportamento se relaciona com o cargo/função na capacidade alta ou baixa de comunicação, liderança, aplicação de seus conhecimentos, capacidade de interagir com o grupo, saber se expressar de forma a entender e ser entendido, sua criatividade e ética e outros itens comportamentais. As competências comportamentais podem envolver estímulos e ser estimuladas, e podem também ser desenvolvidas na vida do colaborador, como já falado acima.

Veja alguns exemplos de competências comportamentais:

  • Trabalho em equipe.
  • Liderança.
  • Comunicação.
  • Ética.
  • Flexibilidade.
  • Resiliência.

O que são competências técnicas

As competências técnicas são competências sempre adquiridas, diferente das comportamentais, que podem ser até natas, sendo assim, depende do conhecimento que se adquire durante a carreira profissional através de treinamentos, desenvolvimento contínuo, formação profissional e demais itens que compõem a capacidade profissional do colaborador.

É impossível que uma pessoa possa galgar cargos em sua vida, sem que exista a competência técnica adquirida e desenvolvida, a não ser em alguns cargos públicos que envolvem indicação política ou determinados cargos de confiança em empresas privadas, e mesmo assim, estes profissionais precisam se aprimorar e se desenvolver rapidamente para que possam gerir estes cargos com efetividade e respeitabilidade.

Para as competências técnicas, existe ainda um pequeno diferencial, pois é preciso entender que cada função possui diferencial e necessidades técnicas diferentes, sendo assim, mostraremos apenas alguns exemplos de competências técnicas, mas você terá que variar para cada área específica, sem dúvida:

Veja alguns exemplos de competências técnicas:

  • Capacidade analítica.
  • Conhecimentos na área de TI.
  • Conhecimentos para operação de máquinas.
  • Conhecimento da legislação vigente da área.